Mercedes amplia ações de apoio à vacinação contra Covid 

A recente ação da Mercedes-Benz do Brasil em parceria com o governo alemão – junto e um  grupo de empresas da Alemanha e do Brasil – que colocou nas estradas brasileiras este ano 8 carretas da saúde, equipadas com aparelhos de tomografia e oftalmologia, infraestrutura para radiologia e realização de pequenas cirurgias, testes de Covid-19 entre outras ações, acaba de ser reforçada com a entrega de dois ônibus da marca transformados em unidades móveis de vacinação.

As carretas de saúde prestam atendimento a populações carentes com a realização de exames e consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia, ginecologia e combate à Covid-19 em vários Estados brasileiros 

Doados pela montadora à Cruz Vermelha Brasileira (CVB), os veículos vão ajudar na vacinação contra covid-19 de cerca de 4 mil pessoas por mês. As unidades percorrerão vários Estados brasileiros levando imunização a milhares de pessoas no período de três anos. Uma van Sprinter de 8 lugares para ser utilizada pelas equipes da CVB durante todas as etapas também faz parte da ação .

Os dois ônibus transformados em unidades móveis de saúde são adicionais ao projeto das oito carretas e também contam com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, financiador da transformação dos ônibus em postos móveis de vacinação.

Os dois ônibus adicionais ao projeto foram entregues à Cruz vermelha dia 01 de junho, na fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista 

A campanha de vacinação da Cruz Vermelha contribui com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, além de envolver outras iniciativas de prevenção e promoção da saúde e de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A previsão para as novas unidades é de atender cerca de 250 mil pessoas durante os três anos de duração previstos para o projeto.

As duas novas unidades móveis partiram de São Paulo para percorrer roteiros diferentes. Uma delas vai atuar no chamado Circuito Nordeste, na rota São Paulo a São Luiz/MA. O veículo seguirá por Maceió/AL, Natal/RN, Fortaleza/CE e São Luís/MA,  num total de 4.350 km. A previsão é que sejam atendidos cerca de 2.500 beneficiários por mês em todas as atividades realizadas apenas por esta unidade, com envolvimento de 22 voluntários.

A outra percorrerá o Circuito Norte, passa Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG Campo Grande/MS, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Porto Velho/RO e Rio Branco/AC, num total de 6.570 km. Previsão é de atender 1.500 pessoas por mês, com 14 voluntários no veículo.

As duas unidades têm como objetivo principal alcançar especialmente a população de difícil acesso que vive que vive em alto grau de vulnerabilidade social.

Meta para as duas novas unidades de saúde é prestar atendimento a aproximadamente 250 mil pessoas no período de três anos

“Estamos orgulhosos com mais essa parceria humanitária que preserva vidas e que está alinhada à estratégia de responsabilidade social da nossa empresa. Essa é uma forma de construir pontes com a comunidade e com os usuários de ônibus em meio à pandemia”, disse Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, destacou a importância da parceria com a Mercedes-Benz para levar ajuda humanitária aos locais mais distantes do País, atenuando o sofrimento daqueles que mais precisam diante dessa severa pandemia. “Juntos e unindo forças seguimos salvando vidas”, complementou.

Estamos orgulhosos com mais essa parceria humanitária que preserva vidas, disse Karl Deppen, presdiente da Mercedes-benz do Brasil & CEO América Latina

A CVB inicia o programa de vacinação em junho. A operacionalização e execução das atividades de saúde nos dois ônibus ficarão a cargo das filiais da Cruz Vermelha Brasileira presentes em 18 Estados em parceria com as Secretarias de Saúde e/ ou prefeituras de cada cidade atendida.

A vacinação seguirá a ordem dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. As demais atividades, como a realização de testes rápidos, educação em saúde e apoio psicossocial, serão desenvolvidas dentro da capacidade de cada filial da Cruz Vermelha Brasileira.

As transformações dos ônibus em unidades de vacinação ficaram a cargo da Eco X, empresa especializada do setor. A Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas (adesivos no teto do veículo com a inovadora tecnologia OPV para o modelo rodoviário).

Sediada na Grande São Paulo, a Eco X é especializada na transformação de veículos como caminhões, carretas, trailers e containers em unidades móveis. Atua em vários segmentos: Corporativo (atendimento, oficina móvel/assistência técnica, serviços operacionais, saúde, showroom, treinamento) e Governo (atendimento público, saúde e segurança), além de prestar serviços de revitalização (assistência técnica e implementos para veículos).



Fonte: https://www.ocarreteiro.com.br/mercedes-amplia-acoes-de-apoio-a-vacinacao-contra-covid-19/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *